E-Carta - Serviço Postal Eletrônico

Blog Single

Entidades públicas e privadas de Goiás conhecem o e-Carta

Os Correios realizaram ontem, 16, em Goiás, o encontro de negócios sobre o Poder da Comunicação com o Uso da Tecnologia Físico-Digital. O evento, que contou com o apoio do SEBRAE, reuniu 46 representantes de órgãos públicos e empresas privadas, que tiveram a oportunidade de conhecer melhor a estatal e principalmente a solução e-Carta.

No início do evento, a assistente comercial e Master Coach, Stella Maris da Silva, chamou a atenção para a convivência simultânea do digital e do impresso nas comunicações atuais. “Em tempos de internet, compramos o livro pela loja virtual e aguardamos a chegada do exemplar físico”, comentou, ressaltando que o impresso tem o seu valor, “pois ele possui apelo sensorial e o ser humano é guiado pelos seus sentidos”. Esta avaliação da importância de publicações físicas, como afirmou, se baseia em pesquisas que também demonstram que esse mercado alcança receitas superiores às da indústria da música e de educação, mesmo na era digital.

Essa convivência harmônica entre os recursos da comunicação é proporcionada pelo e-Carta dos Correios, que também garante aos clientes a comodidade da estatal realizar todos os processos para o repasse da informação. “Com o e-carta, os Correios recebem a mensagem do cliente de forma eletrônica e se encarrega de sua impressão, envelopamento e entrega, além da disponibilização do aviso de recebimento de forma digitalizada”, afirmou a assistente de implantação de negócios de alta complexidade, Silvaine Rezende Moraes, que apresentou a solução e ainda ressaltou outras vantagens. “O formulário da mensagem pode ser personalizado e essas são autoenvelopadas até o quantitativo de cinco folhas”, disse.

A solução e-Carta já é conhecida pelo cartório Primeiro Protesto, Registro de Títulos e Documentos de Goiânia, que, por meio de seu oficial substituto, Adriano Robson Vilela, compartilhou a experiência com os participantes do evento. “Utilizamos este serviço há mais de um ano e ganhamos na celeridade do processo e também economizamos custos”, afirmou ao explicar que, antes, o trabalho de impressão e envelopamento era feito pelos empregados do cartório. “Além da redução do número de pessoas envolvidas no processo, com o serviço, ganhamos qualidade na devolução das informações dos objetos postados e o nosso cliente acompanha a entrega pelo sistema de rastreamento”, comentou, além de informar que utiliza o serviço para notificações extrajudiciais e também intimações de protesto.

O e-Carta também está prestes a compor a realidade administrativa do Tribunal de Justiça de Goiás, que já conhece a tecnologia físico-digital dos Correios por meio do Sistema de Postagem Eletrônica (SPE). “Com o SPE, economizamos papel, energia, mão de obra e ganhamos celeridade”, explicou Vinícius Ribeiro Camapum, diretor de Postagem do tribunal. A utilização do recurso para citações, intimações e notificação já geraram excelentes resultados, tanto que o TJ-GO foi pré-selecionado ao Prêmio Innovare. Assim, a instituição também tem ótimas expectativas com o e-Carta. “Com essa nova solução, ganharemos mais agilidade ainda, pois o Aviso de Recebimento voltará de forma digital para o Tribunal”.

Além da apresentação da solução e do depoimento de clientes, o encontro de negócios contou com a apresentação da gerente de Vendas dos Correios em Goiás, Jane Soares, e do superintendente Estadual, Adiel Costa Macedo. Adiel falou sobre os principais dados da infraestrutura da estatal no estado, se colocou à disposição para esclarecimento de dúvidas e apoio à implantação do e-Carta, além de afirmar que “neste momento de crise, os Correios estão aptos a oferecer soluções viáveis e que trabalham sempre para ser a primeira escolha dos clientes”.

e-Carta

O serviço foi criado pelos Correios em 2013 e visa atender às necessidades de empresas privadas e órgãos públicos, de todo o Brasil,  na produção e distribuição de documentos oficiais, que exigem sigilo no processamento do conteúdo e recebimento da comprovação da entrega no destino. Para a confecção do material, a estatal conta com seis centros de digitalização.

1º Protesto De Goiânia
Como podemos ajudar ?